Quem Somos


Secretaria de Pastoral

O Centro Arquidiocesano de Serviços às Pastorais, ou Secretaria de Pastoral de Feira de Santana, tem como objetivo servir de ponto de apoio a todas as paróquias e pastorais que compõem a arquidiocese, dinamizando encontros, cursos, serviços, troca de informações e oferecendo apoio logístico para repasse de materiais de campanhas e subsídios diversos, buscando assim uma abrangência pastoral mais real e satisfatória.
Funciona numa sala no 1º andar da Secretaria do Arcebispado, localizada á Avenida Getúlio Vargas, 394, Centro. Feira de Santana – BA.
BREVE HISTÓRICO: antes de existir o espaço físico da Secretaria, alguns padres atuaram como Coordenador de Pastoral:  o Pe. Albertino Carneiro, Pe. Fausto Franco Martinez, Mons. José Edson Santana (hoje bispo), Pe. João Eudes Rocha, Pe. Aristóteles da Silva, Pe. Ari Degrandis.
Ao assumir a função em 2001, o Pe. Ari Degrandis idealizou um espaço para funcionamento da secretaria. Em 10 de junho de 2002, o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian inaugura a Secretaria de Pastoral e  o Pe. Antonio Elias Cedraz, então pároco de Conceição de Coité,(Vicariato São Mateus – Serrinha) recebe a função de coordenador, e passa a atender na sala projetada para esta finalidade. Com a criação da Diocese de Serrinha no final de 2005, o então arcebispo da Arquidiocese de feira de Santana, Dom Itamar Vian nomeia o Pe, João Carlos Falcão para a função de Coordenador de Pastoral. No inicio de 2011, o Pe. João Carlos passa a contar com o apoio do Pe. Júlio César Santa Bárbara, nomeado como vice- coordenador.
No início de 2012, a Arquidiocese de Feira de Santana abre uma frente missionária na Arquidiocese de Manaus e o Pe. João Carlos parte em missão na Amazônia. A coordenação de pastoral é entregue ao Pe. José Carlos da Silva Lima  No final de 2014, Pe.Josevaldo Machado assume a função de  vice-coordenador de pastoral.      
No dia 06 de fevereiro de 2015, a Arquidiocese de Feira de Santana acolhe  Dom Zanoni Demettino Castro, baiano de Vitória da Conquista, que vem da Diocese de São Mateus - ES, para ser arcebispo coadjutor em Feira de Santana . Em agosto de Em 2015, ao completar 75 anos, Dom Itamar Vian encaminha carta ao Vaticano, renunciando ao governo da Arquidiocese. No dia 18 de novembro de 2015, é confirmada pelo papa Francisco a renuncia de Dom Itamar e Dom Zanoni passa a ser o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana.
Em janeiro de 2016, Dom Zanoni Demettino Castro nomeia o Padre Edimundo Almeida dos Santos  como Coordenador de Pastoral da Arquidiocese. 
Levamos avante nosso trabalho com as palavras de incentivo recebidas do nosso arcebispo emérito Dom Itamar, por ocasião da inauguração da secretaria: competência, êxito e união. Permanece  sendo este o nosso lema.


 
  • Secretaria de Pastoral © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes