O que é Fazer Pastoral?



Vez por outra nos deparamos com algum leigo engajado, missionário ou  seminarista e, de forma casual perguntamos: E ai irmão, muito serviço na paróquia?
E vem a resposta: - Sim.  Estou fazendo pastoral...
 Não nos surpreendemos, pois já conhecemos o vocábulo, mas o que significa fazer pastoral?
Vejamos: no Aurélio, pastoral está relacionado diretamente ao pastor e as cartas dirigidas do bispo aos padres, as cartas pastorais. Em traços mais sintéticos, fazer pastoral, conforme nosso irmão lá do início do texto, seria levar a mensagem (carta) do PASTOR a todo o Povo de Deus.
A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados.  Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos em diferentes setores. Esses setores são chamados “pastorais”. E as pessoas que trabalham nessas pastorais são chamadas “agentes pastorais” ou “agentes de pastoral”.  Todos os membros das pastorais são voluntários. E não é preciso ser católico para participar, já que as pastorais são ecumênicas
 As diversas pastorais existentes levam não apenas  as “cartas impressas”, mas as ações sugeridas no seu conteúdo, através da interpretação  exata e comprometida com aquilo que nos deixou escrito Jesus. São diversas as vertentes pastorais que, partindo de um mesmo principio, transmitem ao mundo o sentido real da fé cristã. Fazer Pastoral, numa dimensão mais prática, partindo de um engajamento empenhado em construir e Reino de Deus com coragem e altruísmo,  é o “crer com as mãos”.
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar” (Mt 25,35-36).
Na Arquidiocese de Feira de Santana existem quase 30 pastorais articuladas, além de vários movimento e serviços eclesiais. Algumas pastorais já possuem equipes estruturadas em todas as 39 paróquias que compõem esta Igreja Particular. Semestralmente, o Conselho de Pastoral se reúne com as lideranças arquidiocesanas, para refletir sobre a caminhada. 


Maria Gislandia Agapito
 SRTE nº 4196/BA
 
  • Secretaria de Pastoral © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes