Destaque Pastoral

CRONICA DA SEMANA - 27  de dezembro de 2016


                                                                      APOSTEMOS NA SAÚDE


Neste 07 de abril celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Saúde é o perfeito bem-estar físico, social, mental e espiritual e não somente a simples ausência de doenças ou enfermidades. Saúde é um dom precioso. É por isso que muitas pessoas afirmam: “Se a gente tem saúde, o resto se consegue”.

É PRECISO atacar de imediato o que pode ser melhorado em curto prazo. Para tanto, os recursos destinados à saúde deveriam ser mais bem aplicados e ampliados. No Brasil, gastam-se milhões de reais em estádios de futebol e festas, enquanto em nossos hospitais falta o mínimo necessário para internar e tratar com dignidade os doentes.

DUAS GRANDES iniciativas se apresentam no momento. A primeira é a de prevenir as doenças. Muitas delas, quase desaparecidas de nosso país, já forçaram nova entrada e ocupam vastas extensões. Basta lembrar a hanseníase (lepra), a tuberculose, a malária, a dengue... A segunda medida, inadiável, é a de aproximar o remédio e os médicos para mais perto dos doentes e do povo. Toda demora pode ser fatal, tanto para o doente quanto depois para os cofres públicos.

HÁ SEM DÚVIDA, dedicação admirável de muitos médicos, enfermeiros e atendentes. É dever de justiça reconhecer o esforço de hospitais, clinicas e centros de saúde em acolher enfermos e acidentados, empenhando-se para que consigam a cura. Louvamos, igualmente, as iniciativas de médicos e sanitaristas comprometidos em prevenir doenças, evitar a mortalidade infantil e prolongar a vida.

NO ENTANTO, há muito que fazer e quanto antes melhor, para aliviar o sofrimento de nosso povo. Quem circula pelas portas de hospitais e ambulatórios poderá constatar as longas filas de espera. Já de madrugada chegam os doentes, tentando assegurar o direito de serem atendidos. Não raro, o número de pessoas, obriga os médicos a exames muito rápidos. A situação fica mais penosa por causa do preço dos remédios e das dificuldades para internação de pacientes.


NA BÍBLIA, a saúde tem muito a ver com a vida. A palavra saúde, no sentido bíblico, envolve igualmente a idéia de salvação. Inclui a saúde da alma e do corpo, do espírito e da matéria, sem estabelecer separações. Zelar pela saúde do povo é dever sagrado e urgente de todos. Apostemos na saúde e coloquemos nossas vidas a serviço de todos a exemplo de Jesus que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).


+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br
            
 
  • Secretaria de Pastoral © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes