Palavra do Pastor


Dom Zanoni Demettino Castro 
                                                        outubro/2017

SANTAS MISSÕES POPULARES

Eis que o Mês de Outubro chega até nós. Somos desafiados a sermos fiéis ao mandato evangelizador do Mestre Jesus: “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Como todos os anos, teremos a oportunidade de realizar a Campanha Missionária, refletindo o tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. “Juntos na Missão Permanente”
O mundo em que vivemos não é mais o mesmo de tempos atrás. Presenciamos muitas mudanças. Mudanças radicais e profundas. Uma nova realidade nos desafia. Como responder às novas questões e corresponder às demandas que nos tem aparecido? Muitas pessoas vivem à margem da Igreja, alheias à sua existência. Nós temos falhado na transmissão dos valores humanos e no processo de iniciação da fé das novas gerações. Não dispomos de tempo. Nossas agendas vivem superlotadas de compromissos e eventos. Continuamos, neste mundo cada vez mais urbano, tratando de modo rural a ação pastoral, utilizando uma metodologia arcaica, inadequada para os novos tempos.
Queremos dar respostas adequadas às novas questões. Precisamos aprofundar a nossa diocesaneidade. Conhecer a nossa história, ter consciência da nossa identidade, saber qual a nossa fisionomia, o nosso jeito peculiar de ser Igreja, o modo como é organizada a nossa pastoral para construir um novo mapa. É urgente ser uma Igreja missionária, que a partir de sua fraqueza abrace os valores do Reino (DA370), criando estruturas mais próximas das pessoas (DA372) e valorizando a setorização e ministerialidade (DA178-180;372). Precisamos ser uma Igreja que saiba acolher a pluralidade e a diversidade, que integre em sua caminhada pastoral os movimentos e as novas comunidades, propondo a todos uma verdadeira conversão. Queremos acolher o apelo do Santo Padre, o Papa Francisco, de ser uma Igreja em saída, como bem nos ensinou a Quinta Conferência de Aparecida e como têm insistido as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil.
Por esta razão, a Igreja Particular de Feira de Santana, inspirada pelo Espírito Santo de Deus, com todas as suas forças vivas, realiza, em todo o seu território e em todas as suas instancias, as Santas Missões Populares.
Que este extraordinário projeto de evangelização possa ser assumido com alegria e entusiasmo por todos. Que ele seja o compromisso maior dos Bispos, de cada presbítero em particular, dos diáconos e seminaristas, dos religiosos e religiosas, de cada cristão leigo ou leiga. Que cada grupo e associação cristã, pastoral e movimento eclesial eleja as Santas Missões Populares a sua prioridade.



+ Zanoni Demettino Castro
Arcebispo Metropolitano


 
  • Secretaria de Pastoral © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes